sexta-feira, 29 de maio de 2015

O Espírito da Verdade


Este ensinamento de Jesus “se me amais guardareis os meus mandamentos” é uma condição para se receber o Espírito Santo e para que Ele permaneça sempre com seus seguidores (Jo 14,15-17).. Este Espírito é o Espírito da Verdade, consubstancial e coeterno ao Pai e ao Filho. É deste Espírito que fala São Paulo: “O amor de Deus foi difundido em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. 

Portanto não basta proclamar que se ama Cristo, mas é preciso não negá-lo pelas obras, afim de estar em condições para que a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade venha e opere suas maravilhas na alma de quem, realmente, ama o Mestre divino. 

Esta dileção é fruto do bom emprego da liberdade individual, uma vez que Cristo não a impõe, mas a propõe. A preparação para a festa de Pentecostes, este ano celebrada dia 8 de junho, supõe um exame de vida para uma verificação se ela está plenamente de acordo com os mandamentos do Senhor. Espírito da Verdade, o Espírito Santo prometido por Cristo, é um sopro, “pneuma” Não se vê, mas pode transformar a realidade humana. Não pode ser visto, mas não se sabe de onde vem, nem para onde vai (Jo 3,8). 

Ele passará, mas não se pode fotografá-lo, nem O aprisionar. Ficará, porém, com aqueles que são capazes de amar o Redentor da humanidade, agindo então com poder no interior de cada um e iluminando toda uma existência. Como frisou Jesus, Ele é o Espírito da Verdade (Jo 14,17), mas verdade não sentido filosófico de uma adequação entre uma palavra, uma definição e a realidade, mas no sentido bíblico. Este é um bem mais existencial. A palavra hebraica “emeth” significa mais fidelidade do que verdade conceitual. Desta fidelidade resulta o afastamento de todos os falsos apoios ou enganosas seguranças que o mundo oferece. Oferece total solidez à vida do cristão. O Espírito Santo que Jesus roga ao Pai pelos seus epígonos não é um professor de teologia, mas uma corrente de amor infinito que remete cada um à aliança perene com o Criador. Ele é o Paráclito, o Defensor e, assim, quando o mundo ridiculariza a fé e a esperança daquele que crê, este Espírito da Verdade não deixa ninguém esmorecer na caminhada para as realidades celestes.

 Por isto, Ele que permanece silencioso dentro do autêntico discípulo de Cristo, o faz crescer, avançar, progredir sempre no amor. O mundo de hoje é um mundo que conhece um notável progresso científico e tecnológico o qual deseja, astuciosamente, se mostrar como uma espécie de messianismo, que anuncia salvação, felicidade. Promessas falsas e vãs e daí a angústia existencial que reina no contexto atual para aqueles que se deixam iludir pelas conquistas terrenas. O Espírito Santo que Jesus roga ao Pai para quem lhe é fiel é que demonstra ser o homem feito para além desta terra, além de si mesmo. Jean Jacques Rousseau, filósofo, teórico político, escritor suíço, com razão afirmou que o ser racional se distingue dos outros animais, não pela sua perfeição, mas pela sua perfectibilidade. Blaise Pascal, físico, matemático, filósofo e teólogo francês foi ainda mais preciso ao afirmar que “o homem ultrapassa infinitamente o homem”. 

Com efeito, tem ele dentro de si aspirações que vão até o Infinito, o Eterno, à Beleza Suprema que é Deus. É preciso, porém, romper os muramentos terrestres, seguir Jesus e receber o Espírito da Verdade. Dá-se então o transumanismo de que falam o filósofo Fabrice Hadjaj e o consagrado pelo biologista Julio Huxley, primeiro diretor geral da Unesco. O homem espiritual vai muito além da biologia e da mais avançada tecnologia. É o Espírito da Verdade de que Jesus fala no Evangelho de hoje, o qual leva a não se deixar enganar pelo progresso e elimina a vulnerabilidade a que o ser humano está exposto diante dos falsos Arquitetos de Idéias. Estes impedem o contato interior com o Espírito da Verdade, o único que pode revelar o dinamismo divino no fundo de cada coração. 

Donde as palavras de São Paulo: “Marchai sob o impulso do Espírito e não satisfareis o que a carne deseja”(Gl 5,16). É o viver em função do Espírito da Verdade (Gl 5,25). Trata de maravilhoso sistema de posicionamento global, o melhor GPS, porque o cristão se deixa guiar pelo Espírito Santo! O que Jesus pede então é que se empregue sempre este GPS, pois ele roga ao Pai que envie o Espírito da Verdade. Este transfigura os corações, ilumina as inteligência, guia com precisão até a Casa do Pai

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design por 4God